gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca

PPG-EP / Universidade do Minho, Portugal

O Programa de Pós-Graduação mantém Projeto de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Título: Biomateriais obtidos de resíduos da indústria pesqueira: Caracterização química e avaliação do seu efeito em filés de pescado.

Coordenador: Prof. Dr. Bartolomeu Warlene Silva de Souza

Integrantes: Cerqueira, M. A.; Teixeira, J. A.; Vicente, A. A.; Silva, A. L. C.; Souza-Filho, M. S. M.

Descrição: Nos últimos anos, a indústria pesqueira brasileira tem vivenciado um momento importante de desenvolvimento. Mas, juntamente com o crescimento na produção, tem-se o aumento da quantidade de resíduos gerados no processamento do pescado. Por isso, a utilização de matérias primas, que usualmente eram descartadas de forma inadequada, causando danos ao ambiente, para recuperar moléculas bioativas é um campo interessante de estudo. Estas ações contribuem para tornar sustentável o agronegócio da pesca extrativa e aquicultura e disponibilizam um biomaterial com um vasto espectro de aplicações em diversas áreas da pesquisa biológica. A partir dos resíduos do processamento industrial de peixes e crustáceos, pode-se obter biomateriais que podem ser utilizados como revestimento em alimentos. Nesse sentido, o projeto aprovado terá como objetivo obter e caracterizar biomateriais extraídos de resíduos gerados pela indústria e avaliar o efeito da aplicação destes biomateriais como revestimentos em filés de pescado resfriados e congelados. Esta avaliação será feita através da medição das propriedades microbiológicas e físico-químicas do pescado durante o armazenamento. Adicionalmente testaremos a incorporação de Antioxidantes e Antimicrobianos naturais na matriz filmogênica e conseqüentemente avaliação de sua eficácia. Durante a vigência do projeto está previsto o intercâmbio de Pesquisadores entre os dois Países.

Financiamento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)